Tabuleiro de encerramento do ano de 2018

Fotos: Alisson de Oxalá

O ano de 2018 encerrou no dia 23 de dezembro, com a entrega de tabuleiro pelos filhos do axé Ilê Orixá, dirigido por Pai Ronie de Ogum e por Pai Alexandre de Oya, e tabuleiro entregue por Mãe Fabiana de Oxum, que dirige o Ilê Orixá Oxum Epandá Dioni e Oxum Adoco.

Desde a fundação do Ilê Orixá, em 2011, anualmente é entregue tabuleiro no Sítio Ilê Ifé, que consiste um espaço de mata fechada, no distrito de Morungava, na cidade de Gravataí, propício para este fim e outros ritos que .necessitam de um local para este fim.

Para nós do Ilê Orixá, a entrega do tabuleiro é muito especial, pois onde iniciou espiritualmente o Ilê, é o espaço simbólico que permite encerrar um ciclo religioso para um novo iniciar, momento de todos se despirem das impurezas do ano para um novo ciclo poder iniciar.

Para a construção do tabuleiro são utilizados somente materiais biodegradáveis e o suporte é produzido em madeira que após alguns dias é retirado da água, evitando gerar poluentes para o local. Na ocasião além do tabuleiro foi entregue também na mata axé para Oya e Ogum.

A entrega do tabuleiro de encerramento do ano é um dos momentos mais esperados por grande parte dos filhos do axé no ano, pois além de ser uma das últimas atividades religiosas no ano, nos faz sempre refletir sobre o que fizemos, sobre o que se pode melhorar. É sempre um momento de crescimento, de paz e de união entre todos.

Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum agradecem a todos os filhos do axé que prestigiaram a atividade, levando a paz e a harmonia de todos os orixás para dentro da casa e do ori de cada um, possibilitando sempre muitas alegrias, saúde e alegrias.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 529 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar