Reverência ao orixá Exú Bará para inciar ano de 2019

Para o Ilê Orixá o ano de 2019 é regido pelos orixás Bará e Iansã, o que faz com que a tradicional saudação ao orixá Exú Bará rua, logo no início do novo ano seja de maior alegria, pois estamos cumprimentando logo nas primeiras horas o orixá dono do ano.

No Ilê Orixá já é tradição a reverência a este orixá na rua, logo nos primeiros momentos do ano novo, forma de carinho, de respeito e também de agradecimento. Ao mesmo tempo de pedimos novas oportunidades, também agradecemos por todas recebidas, pelas conquistas, pela saúde, pela família.

Bará é um orixá mágico, pois está em toda parte, no início e também no fim de tudo, está onde tudo ocorre, e também onde pode ocorrer, é o orixá dos caminhos, das artimanhas da vida, um orixá brincalhão, mas que sempre sabe conduzir o que precisa ser feito. Nada se faz sem que primeiramente Bará seja servido, pois é ele que permite os demais orixás se servirem.

Que o axé em especial de Exú Bará, esteja todos os dias deste ano, ao lado de cada um mostrando sempre o melhor caminho, é o que deseja Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 529 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar