O Bairro Novo Mundo e Vila Rica estavam em festa no dia 07 de abril com a comemoração da Festa de Páscoa para as Crianças, organizada pelo Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, que segue fortalecendo suas atividades sociais na comunidade local. Uma casa de religião não deve ser apenas para promover a fé, precisa também desenvolver ações de responsabilidade social e cabe aos dirigentes fazer a sua parte, fazer acontecer.

O culto africanista está fundamentado na ajuda a todos, na cooperação e desenvolvimento de atividades de inserção social e ajuda mútua.

Uma Casa de Axé não deve ter como único objetivo a organização de uma festa anual para o Orixá da Casa, e deixar um espaço ocioso durante a maior parte do tempo. Espaço este que pode e deve ser utilizado para boas práticas sociais.

Muitas brincadeiras, com a presença de coelho da páscoa, cachorro quente, bolo de chocolate, pudim, pipocas e variados doces ajudaram a alegrar toda a criançada que estava contagiada com a festa.

A festividade contou com a presença de mais de cem crianças que chegaram ao Ilê as 16 horas para a comemoração de páscoa, que além de doces distribuiu alegria. Muitas das crianças presentes já haviam participado da festa de natal, o que nos mostra que gostaram da festa anterior, o que gera expectativa e a certeza de melhorar a cada nova festividade.

A páscoa teve origem em festas pagãs séculos antes da Era Cristã, onde era comemorado o início da primavera no hemisfério norte, representando a fertilidade da terra a floração das plantas, onde era realizada uma grande festa para os deuses da colheita.

Séculos depois, já na Era Cristã a Igreja, após inúmeras tentativas de eliminar o culto a uma festa pagã decide relacionar esta data com ressucitamento de Jesus Cristo. Com isso, não se pode continuar a dizer que a Páscoa é uma festa Cristã, é uma festa pagã, cultuada pelos cristãos, já que a Igreja não conseguiu eliminar o seu culto.

Inicialmente todas as crianças e responsáveis foram servidas com cachorro quente e doces. Após as crianças foram pintadas com a temática da páscoa, para posteriormente receberem pacotes com doces variados.

No Ilê de Ogum e Oya a festividade teve como objetivo levar alegria para as crianças do local. Que já estavam aguardando a festa de Páscoa desde o Natal.

Em nome da Casa, Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã agradecem a todos que ajudaram na organização do evento, em especial aos amigos Ana de Oxalá Orumilaia, Denise de Oxum Docô (madrinha de Pai Alexandre), Rosângela de Xapanã, Júlia de Oya, Ramom, Mônica e Vera.