Ocorreu no dia 05 de fevereiro o corte de liberação do uso do axé de obé nas dependências do Ilê Orixá, com esta liberação estes filhos podem quando necessário utilizar este axé de acordo com orientações de Ifá para realizar obrigação com seus filhos de santo, e também cortar quando necessário também de acordo com orientações.

O corte foi realizado com o filho cortando uma ave no prato para o seu orixá, (cortar no prato consiste em não cortar em cima do orixá, e sim para ele, no que se chama cortar no prato) foi um momento de intensa emoção e respeito de todos. Pai Ronie falou sobre a importância e responsabilidade desta obrigação, e desejou a todos axé de prosperidade, fartura, sucesso, saúde e conquistas e salientou que com isso novas responsabilidades são adquiridas, pois a cada nova etapa dentro da religião devemos ter mais atenção ao que fazemos, e sempre levar que crescemos na religião com humildade e respeito a todos.

Nem todos os terreiros fazem esta liberação de axé logo após o assentamento de orixás, mas nós acreditamos que ao se liberar o axé, o filho minimiza o seu elo com o seu orixá.

Realizaram o corte e receberam a liberação do uso do axé os filhos de Pai Ronie abaixo nominados:

Adriana de Iansã

Cátia de Iansã

Elizangela de Oya

Edgar de Xangô Godô