Abertura para o Bará

Como faz todos anos desde a fundação do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, antes de iniciar o toque aos orixás Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, juntamente com amigos e filhos do axé, relizam a abertura para o orixá Bará, mas como foi uma noite de chuva, Bará Lodê foi reverenciado apenas no seu local de culto, da mesma forma que Bará Lanã, Adague e Agelú. Esta abertura de Bará foi realizado antes do início do Xirê de comemoração do aniversário de fundação do Ilê Orixá, que neste ano homenageou o orixá Odé, nos 6 anos de fundação do axé.

Cada axé funciona de uma forma diferente, mas a excência de todos é a mesma e a Exú Bará é indiscutível para todos o seu pioneirismo no culto aos orixás, pois ele é único, é capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Bará Exú é o mensageiro que faz a entrega de todos os nossos pedidos aos orixás, de nossas preces, é quem primeiro nos escuta e desta forma dá condições que os demais orixás também recebam nossas solicitações e agradecimentos.

E como mensageiro Bará Exú possibilita que todas as coisas sejam realizadas, nada ocorre sem antes ter passado por ele, por isso a necessidade de sempre reverenciá-lo com respeito, é o comunicados entre os homens e os orixás e também é quem distribui o axé dos orixás para todos. Bará dá condições do axé ser potencializado.

Desta maneira não existe movimento sem ele, pois qualquer ação precisa antes de tudo passar por ele, que analisa tudo, confere e então faz a distribuição de acordo com o que foi solicitado. Assim nossos pedidos vão para ele que analisa e entrega ao orixá respectivo, o orixá o devolve e ele então passa ao ser humano.

Bará também é um dos responsáveis pela proteçao do axé, pois está sempre presente, sempre alerta, em todos os momentos bons e ruins, pois nunca está cansado, é a própria essência da vida,embora também sempre esteja presente na morte. É sempre o início, mas também é o fim de tudo e de todos.

Que o orixá dos caminhos traga sempre caminhos de fartura, prosperidade e alegrias a todos que acreditam na força do axé e que Bará traga sempre muita saúde e conquistas a todos.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 488 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar