5 de Janeiro, 2015

Busca de ocutás para assentamento de orixás

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

O dia 10 de janeiro deste ano foi de muito aprendizado para alguns dos filhos do axé que realizaram busca de ocutás em Rolante/Riozinho para o assentamento dos primeiros Orixás aos filhos do axé. O assentamento dos Orixás será realizado no mês de outubro, durante a comemoração de 10 anos do Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie.

Para passarem o dia foram organizados lanche, já que o local onde se buscou os ocutás fica afastado do centro da cidade ou de locais de fácil busca de alimentos. Sem dúvida foi um dia muito proveitoso, já que muitos ocutás puderam ser trazidos para o Ilê.

Ter a oportunidade de buscar os ocutás diretamente da natureza além de poder experimentar a ligação com o sagrado também propicia um dia de intensa aprendizagem, pois os filhos aprenderam a identificar ocotá ideal para Orixá, em sua forma, textura e outras características.

Para encerrar o dia fomos todos abraçados por um lindo arco-íris formado na cascata do chuvisqueiro, onde após a escolha de muitos ocutás, possibilitou que todos tomassem banho nas águas límpidas da região.

Pai Alexandre e Pai Ronie agradecem a todos os que estiveram presentes em mais esta atividade, que mais um vez ou que uma família religiosa é formada por pessoas diferentes, que busca um ideal em comum, que acima de tudo se faz necessário respeito, humildade e querer ajudar.

Estiveram pressentes nesta atividade:

Elizangela de Oya, Edgar de Xangô, Michele de Obá, Adriana de Oya, Alessandra de Iemanjá, Alexsander, Perdro Henrique, Iuri, Gisele de Iança e Alexandre Dutra de Oxalá.