10 de Outubro, 2014

A decoração do quarto de santo

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Simplicidade, é uma dar marcas deste axé que se fortifica a cada dia com a presença de cada um que frequenta a casa. Pai Ronie costuma destacar que o importante não é a beleza do axé mas sim o quanto nos doamos para que este axé seja realizado. O quanto estamos de coração dentro do axé, não basta agradar com presentes ou abraços é necessário estarmos de coração.

O que importa é o carinho a dedicação e o amor. Carinho este realizado por Pai Alexandre de Oya que na noite anterior (26/09) decorou a entrada do quarto de santo para o Toque aos filhos do axé no dia 27/09.

É também marca do terreiro a ornamentação com plantas naturais, em torno dos jardins e da entrada do quarto de santo, o que nos faz perceber a importância da natureza. Não se pode esquecer que a nação dos Orixás é uma religião que está ligada a natureza. Não cultuar a natureza é não lembrar de onde vem nossos Orixás.

Dentre a decoração destaca-se a torta com duas rosas vermelhas e duas espadas de metal, uma em forma de raio para Oya e outra reta para Ogum com uma vela com o número 3, indicando o aniversário de fundação do axé, decorada e feita por Elizangela de Oya, filha de Pai Ronie de Ogum.