A decoração do quarto de santo
O quarto de santo é o local onde são sacrificados os animais, onde são realizados nossos pedidos, nossos agradecimentos. É onde colocamos nossos axés. É também o local onde ficam as vasilhas de nossos orixás com suas respectivas ferramentas.
Durante festas de batuque distribui-se frutas e doces aos que prestigiam a obrigação. Estes doces e/ou frutas então ficam empregnados de axé, pois foram colocados em um espaço sagrado, espaço dos Orixás. Quem consome este doces e frutas absorve o axé que ali encontrava-se, pois o axé é sempre transmitido.
Diante disto percebe-se porque este local é de grande importância para todos de povo de terreiro. Nesta comemoração a entrada do peji (quarto de santo) foi ornametada com folhas de palmeira, que representam o mario de Ogum.
A laranja, principal fruta oferecida para Ogum ornamentou toda a festa e o quarto de santo, com centenas sendo distribuídas durante a noite, levando o axé de Ogum a todos os que passaram pelo Ilê Orixá na noite do dia 18/10.
As folhas de palmeira também estavam presentes em outros espaços da decoração externa do Ilê em uma sintonia com o quarto de santo e demais espaços.
Pai Ronie de Ogum agradece a todos os filhos do axé que auxiliaram a organizar os doces do quarto de santo, contribuindo desta forma com o seu axé individual para o axé do coletivo. Isso é religião trabalhar para a coletividade, pensar no todo e não no individual.