A roda no batuque é um espaço sagrado, pois é dentro dela que orixás se manifestam em sua maioria durante a festa, criando um local de força e de energia intensa. Local onde é possível sentir o axé de cada orixá com maior intensidade. Estar na roda é estar em sintonia direta com o orixá, é estar próximo ao sagrado que habita dentro cada um de nós, pois todos somos a morada de nosso orixá, o que torna nosso corpo sagrado.

Na roda o orixá se manifesta para transmitir o seu axé, para dançar, para contar a sua história, para representar o seu mito, mas principalmente vem para ajudar aos homens, para trazer saúde, paz e harmonia para a vida de todos que acreditam. Orixá dança sempre para trazer também alegria e fartura para todos.

Ao se fazer a roda se cria também um barreira entre o que está dentro e fora dela, e enquanto os orixás dançam no centro da roda, os iniciados dançam em torno da roda, a formando, e desta forma a energia flui, os orixás dançam distribuindo o seu axé, e os iniciados e não iniciados recebem este axé, que vai para casa de cada um.