25 de Abril, 2018

Alguns filhos e amigos do axé que estiveram no xirê

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Uma casa de axé é constituída pelos seus filhos, amigos, pelo axé de todos que passam e convivem nele, pela estrutura física, pelos orixás e tudo mais que o forma, mas são pessoas que juntamente com os orixás dão vida ao local, que fazem com que as paredes não sejam apenas paredes.

Este xirê foi fechado aos filhos do axé, ocorreu no dia 22 de dezembro, para homenagear os orixás regentes do ano de 2018, o que é realizado desde a fundação do Ilê Orixá no ano de 2011. O Ilê Orixá sempre realiza uma festa em homenagem ao orixá Oya Tofã e seus filhos no mês de abril e para Ogum Adioko e seus filhos no mês de outubro. O mês de dezembro é reservado para um toque fechado em homenagem ao orixá regente do ano seguinte.

Nesta obrigação foram homenageados os orixás Xangô e Odé, com a presença de poucas pessoas, o que criou um ambiente mais voltado para o próprio axé. Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum agradecem a todos os filhos e amigos que prestigiaram o toque e deseja união, saúde e conquistas para todos.