Amigos do axé são aquelas pessoas que nos acompanham em nossa caminhada, auxiliando e ajudando a construir nosso futuro. Amigos não são aqueles que estão ao nosso lado somente nos melhores momentos, e sim aqueles que participam em todos os momentos, a estes o Ilê Orixá agradece e deseja muito axé de felicidade e prosperidade.

Para fazer uma festa de batuque é necessário a presença dos amigos, pois eles complementam nosso axé, somam o que nos faltam e nos direcionam pelo seu exemplo.

Na comunidade batuqueira é comum amigos visitarem as casas de axé, uns dos outros, em homenagens aos Orixás, como forma de carinho e respeito. Visitamos quem gostamos, quem acreditamos que está fazendo certo.

Sempre que estamos dentro de uma casa de axé, de certa forma apoiamos o que aquele axé está fazendo, estamos de acordo com seu trabalho. Neste sentido, nós do Ilê Orixá agradecemos a todos que estiveram presentes na obrigação para os Orixás Oya e Xangô, e que todo axé da casa seja multiplicado nas casas de todos que dedicaram algumas horas de seu dia para cumprimentar os Orixás de Pai Alexandre de Oya e os Orixás regentes do ano de 2013.

A religião é construída pela união de forças, pela união das pessoas, não é possível fazer religião sozinho, não é possível se fazer uma festa para Orixá sozinho, sempre precisamos uns dos outros. Desde o momento em que somos iniciados, pois todo axé precisa ser recebido de alguém.

Quando se visita um terreiro, estamos levando nosso axé, nossa energia, nossos Orixás, que irão parte da festa. Logo nunca uma festa de batuque é apenas para nossos Orixás, é para todos que ali se manifestam e para aqueles, que mesmo não manifestados estão presentes.