7 de Novembro, 2016

Antes de iniciar saudar Exú Bará

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

O aniversário de 5 anos do Ilê orixá foi realizado com a família reunida em xirê, onde alguns amigos estiveram presentes. Antes do início foi realizada a abertura do ritual do cruzeiro, onde se realizou saudação para o Orixá Bará Exú, agradecendo pelo ano e pedindo proteção e cuidado aos filhos e amigos que compartilham do axé.

E esse respeito e carinho por Bará Exú não existe somente em datas festivas pois todas as semanas os seus axés são trocados, criando laços de responsabilidade e respeito dos filhos com ele. Momento também o todos os que desejam colocam seus axés para demais orixás. Em datas festivas, realiza-se uma espécie de chuva de pipocas no cruzeiro sobre todos, como forma de distribuição do axé de Bará a todos, momento de intensa alegria, força e fé.

Bará é um orixá ligado a vida, ao dinheiro, a conquistas e ao movimento, é representado pela cor vermelha e possui seu axé de número 7 e seus múltiplos. Todos podemos e devemos sempre reverenciar este orixá, pois nada é possível ser feito sem o seu consentimento.

Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã agradecem aos filhos e amigos que compartilharam do axé, e desejam que nunca falte prosperidade, dinheiro e oportunidades nos caminhos de cada um e que Bará possibilite muitas conquistas a todos.