Apresentação dos filhos de obrigação
Os filhos que cumpriram preceitos aos Orixás no Ilê Orixá durante o mês de outubro foram apresentados durante o batuque de terminação no dia 24, durante a reza de Ogum Adioko. A apresentação dos filhos faz parte do ritual religioso do batuque do Rio Grande do Sul, que serve para mostrar a comunidade batuqueira os filhos que realizaram seus ritos religiosos, é uma forma além de mostrar quem está sendo feito também de socializar os ritos religiosos.
Cumpriram preceitos aos Orixás os filhos abaixo nominados:
Alessandra de Iemanjá – Assentamento de Orixás e axé de Obé
Gregory de Ogum – Mieró
Felipe de Ogum – Bori de Aves
Adriana de Iansã – Asentamento de Orixás e axé de Obé
Cátia de Iansã – Assentamento de Orixás e axé de Obé
Divina de Oxum – Bori de Aves
Janaína de Oya – Bori de Aves
Elizangela de Oya – Assentamento de Orixás e axé de Obé
Edgar de Xangô – Assentamento de Orixás e axé de Obé
Marcelo de Xangô – Ariribó
Terezinha de Oxum – Bori de 4 pé
Pai Ronie de Adioko destaca que o Ilê Orixá, uma casa de nação Oyo e Jeje, dirigida juntamente com Pai Alexandre de Oya Tofã, que preza a religião como forma de ajudar as pessoas a se encontrar, a se estabelecer e saberem se religarem ao sagrado, que cada um dos filhos a partir das obrigações que cumpriram tenham condições de crescer e se desenvolver.
E crescer dentro de nossa religião é sobretudo saber que todos somos iguais, independente de condições sociais ou financeiras, e que perder a humildade é o primeiro passo errado que se pode dar na tradição africana.