Assim teve início o salão dos orixás
Fotos: Pai Ronie de Ogum Adioko
O ano é 2012, e se estava projetando um rascunho do que seria o salão dos orixás do Ilê Orixá, que mais tarde iria integrar a Fortaleza. Na época a área de terra disponível para a construção do axé era de apenas 300 metros quadrados, que deveria integrar a construção da casa de axé, mas deveria manter um espaço lateral de acesso, para poder possibilitar o transporte de materiais e de pessoas, sem a necessidade de entrar no salão.
Assim, foi deixado 2 metros de largura do terreno, e o salão foi projetado para ser construído no lugar de uma casa de madeira velha, que foi adaptada no ano de 2011 para receber os orixás de Pai Ronie de Ogum.
Quando a velha casa foi derrubada e iniciou a construção do salão, ainda no início de 2012, uma mistura de medo e de tensão por não saber extamente como iria ficar, e também se teríamos condições de concluir a obra, já que no início foi tudo muito difícil e complicado, mas o resto todos já sabem, não só se terminou como após muitas novas obras foram construídas, com a força do axé da Fortaleza, e também o espaço territorial dobrou no local, tendo hoje 600 metros quadrados de área territorial.
Aqui existe história, aqui existe axé, existe verdade, existe trabalho, fé, dedicação, vontade de sempre seguir, de fazer a cada dia melhor, pois nós somos o axé da Fortaleza, o axé que se transformou no que é hoje em apenas 11 anos.