Axé da balança com filhos
Fotos: Thiago / Ijexá Produtora Afro
A balança do último dia 23 de outubro poderia ser apenas mais uma balança realizada dentro da Fortaleza, poderia estar com 32 pessoas, já que a casa esta cheia de centenas de amigos, poderia ser tudo isso, mas não foi. Foi única, pois foi a primeira balança realizada em um batuque aberto dentro do axé realizada exclusivamente por filhos do axé, e ainda em um número bem restrito de filhos, apenas 12, por opção, foi também existiam dezenas de filhos aptos a entrar.
A balança já havia sido definida que seria assim no ano de 2019, quando em uma obrigação de terminação formada por 32 pessoas, a grande maioria das visitas externas, e com a balança correndo, em que a maioria se ocupava os orixás acredito que estavam cansados e ficaram nas suas prateleiras, mas sem nenhum problema, em silêncio os orixás da casa foram chamados e prontamente todos responderam, e as visitas? A essas vieram depois de terminar a balança.
Desde então as balanças são fechadas ao axé, sem desrespeitar ninguém mas valorizando mais quem é do axé, pois é quem faz o axé e mantém o axé vivo todos os dias. Que o axé de Xangô esteja sempre ao lado de todos, guiando e orientando cada um por caminhos sempre corretos sempre.











