Foto: Cláudia Ribas

Toda obrigação que se faz assentamento de orixás, aqui na família Ilê Orixá, deve-se realizar o axé do mercado que é constituído por um axé de cada orixá, representa fartura para a obrigação, e quanto mais longe ele vai melhor. Quem está de obrigação tem o axé de sua obrigação expandido e quem leva se nutre de axé.

No dia 7 de abril, foi mais uma noite de servir mercado na obrigação, pois foi mais uma noite de comemoração e assentamento de orixás.

Este é um rito que quase não se vê mais, na maioria das casas de axé, além do mercado todos ao saírem da festa levam também bolo, doces e frutas que são distribuídos durante toda a noite, todo o axé que se distribui, volta. Orixá deve sempre ser feito com fartura, pois representa fartura, mas de forma nenhuma significa que não exista força e axé nas casas mais humildes, pois fartura não significa luxo ou ostentação, mas ter o que servir a todos, não significa ter variedade ou também comidas caras, mas condições de todos que estão serem servidos de forma igualitária.