Março já começou e na Fortaleza Ilê Orixá é o mês dedicado ao orixá Bará, orixá responsável pelos caminhos. Bará é o mais humano dos orixás e é tão próximo do ser humano que apresenta muitas características humanas, é brincalhão, é esperto e adora por vezes criar confusão.
Bará é o orixá que está em todos os lugares e sempre deve ser reverenciado antes de todos os demais, pois é ele quem tudo recebe em primeiro lugar, e somente ele é quem consegue ter acesso a todos os demais orixás.
No batuque gaúcho Bará, é reverenciado dentro e fora das casas de religião, tendo assentamentos na frente de muitas casas, quando é conhecido como Lodê, e dentro, onde é reverenciado como Lanâ, Adaguê e Agelú.
Algumas outras nações ainda cultuam outras qualidades de Bará, que não são cultuadas dentro de nosso axé, mas que respeitamos e sabemos da sua importância dentro dos ritos religiosos de cada nação dos orixás.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.