Pai Alexandre de Oya Tofã realizou o corte de 4 pé para seus orixás Bará Lodê e Ogum Avagã, iniciando desta forma a obrigação aos seus orixás, no último dia 17 (sexta) de março de 2017, as 21 horas, na presença de filhos do axé, de Pai Ronie de Ogum e de Mãe Fernanda de Xangô, momento de intensa religiosidade e fé, onde todos puderam agradecer e também reforçar pedidos de proteção a estes orixás.
Após o corte serve-se pirão com as aves sacralizadas, momento onde compartilha-se o axé da obrigação com os que participaram. Um axé de fartura, prosperidade e conquistas. A levantação da obrigação irá ocorrer na segunda, dia 20.
Estes são os primeiros orixás a receberem culto, são responsáveis por cuidar todos que entram no Ilê, que passam e também os que saem, por isso ficam do lado de fora. Esta obrigação antecede a obrigação aos demais orixás que irá ocorrer nos próximos dias.
Pai Alexandre agradece a todos os filhos que prestigiaram a obrigação e deseja que o axé de abertura e proteção da obrigação seja extenso a casa de cada um que passou por ali, levando axé de prosperidade, de conquistas e sabedoria, e que Bará Lodê juntamente com Ogum Avagã sempre esteja a frente de cada um conduzindo sempre por bons caminhos.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.