Corte aos Orixás de Pai Ronie
Pai Ronie de Ogum cortou para seus Orixás no dia 8 de outubro (Bará Lanã, Bará Agelu, Ogum Onira, Oya Niqué, Xangô Aganju, Odé, Otim, Obá, Ossanha, Xapanã Jubitei, Ibeji, Oxum Pandá, Iemanjá Bomi, Oxalá Bocum e Oxalá de Orumilaia), data de grande emoção, axé e união de todos. A obrigação foi fechada aos filhos e netos do axé, em um momento de se fortalecer e de se ligar ainda mais ao sagrado. Desde 2011, quando o axé Ilê Orixá foi fundado Pai Ronie é o responsável por seu ori e de seus Orixás, no entanto continua sempre respeitando o axé de Xangô Aloxé, que o fez, desta forma mesmo não estando mais em sua casa, continua o respeitando.
Na ocasião foram também assentados os primeiros Orixás do Ilê Orixá aos filhos nominados abaixo, que também receberam axé de obé:
- Adriana de Iansã
-
Alessandra de Iemanjá Boci
-
Cátia de Iansã
-
Edgar de Xangô Godô e
-
Elisângela de Oya
Além dos Orixás dos filhos foi também assentado o Orixá Xangô Godô Odumbadeí por Pai Ronie, para o Ilê, como forma de reverenciar Xangô Godo Aloxé, que é bandeira de Pai Alexandre e de Pai Ronie, este Xangô é para a comunidade de terreiro Ilê Orixá, e possui como finalidade auxiliar na resolução de problemas a todos os que procurarem por sua ajuda.
A obrigação foi levantada no dia 11, após toque fechado dentro do axé, em Homenagem ao Orixá Ogum Adioko no dia 10.
Que esta obrigação seja para levar saúde e prosperidade a todos os filhos, netos, amigos e clientes do Ilê Orixá.