Detalhes da decoração externa
No dia 18 de outubro de 2014, a comunidade Ilê Orixá estava toda decorada para festejar mais um aniversário de Ogum Adioko e seus filhos. Para a festa que mobilizou dezenas de pessoas na organização foram utilizadas muitas cores, plantas, frutas e doces, criando uma harmonia entre muitos espaços diferentes, todos em prol de um mesmo objetivo, cultuar os Orixás.
O espaço externo de um Ilê, é de grande importância pois é onde os que não estão na roda dos Orixás vão permanecer grande parte de seu tempo. No Ilê Orixá este local é todo envolto a natureza que abraça a todos que entram.
Logo na entrada do salão uma bigorna (símbolo do Orixá Ogum), fazia com que todos notassem que se tratava de uma homenagem a Ogum. Ogum, estava representado em toda a parte com os axabás, em cimas mesas e com folhas de palmeira que ornamentavam todo o espaço juntamente com a vegetação já existente, criando um ambiente único. Além de muita laranja, sua principal fruta, que foi distribuída durante toda a noite.
Na decoração externa deste ano, organizada por Pai Alexandre de Oya e a ajuda de alguns filhos do axé dedicaram alguns espaços especiais aos Orixás, logo na saída do salão havia uma mesa decorada com laranjas para Ogum.
Além de Ogum patrono da festa, havia ainda mesas para Oya, Ossanha com Oxum, Obá com Xapanã, Iemanjá com Oxalá, e Xangô, Orixá padrinho da casa e de origem do axé. Na decoração para Obá e Xapanã, Orixás do ano de 2014, muitos abacaxis e pipoca.
Em cada mesa um carinho, visivelmente percebidos o que denotam a importância dada a cada detalhe. Para o Orixá a beleza não é mais importante, mais preparar um espaço para receber quem gostamos.
A religião tradicional africana está estabelecida no carinho, na fé, e amor que cada um tem com seus Orixás. Cada um demonstra isso de uma forma, com uma flor com um doce, com um sorriso. Que esta obrigação tenha possibilitado muitos sorrisos e alegrias no coração e na vida de cada um. Axé.