Ma leri na gbe se eni onã re ba si pereguedê loni alafia babá orô Exu Odara da abó re bouá loni
Axé axé axé
Aquele que tem seus caminhos abertos Terá saúde, o pai de todas as riquezas Exu o imprevisto venha a nos proteger hoje com todas as forças axé
Fotos: Tiago Cechinel /Ijexá
A Fortaleza Ilê Orixá possui muitas particularidades, o que faz com que somente os que são do axé possam ter condições de compreender, mas realmente não basta estar no axé é preciso ser de corpo e alma e entender a dinâmica toda que existe por dentro dele.
E na abertura realizada de forma tradicional no axé desde a sua fundação no ano de 2011, é única, no cruzeiro ao lado da casa, são todos convidados, amigos, clientes, filhos do axé, não existe distinção, todos são sempre bem vindos para receber o axé de Exú, o axé do orixá que nos cuida, nos protege e abre portas para que a vida sempre continue.
E foi dessa forma, que no último dia 24 de outubro, data de comemoração dos 15 anos de Ogum Adioko, que dezenas de pessoas se deslocaram do salão dos orixás até o cruzeiro para ao som do tambor agradecer ao orixá Exú, pedir e também saber apenas desejar que a vida continue a fluir e o que o movimento de Exú esteja sempre ao nosso lado, tudo com muita fé, amor e dedicação aos orixás.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.