Família Ilê Orixá
A família Ilê Orixá é formada por todos aqueles que acreditam a religião como forma de ajudar e fazer o bem aos que buscam ajuda das divindades africanas, e para isso a cultuam com responsabilidade, fé e amor. E pertencer a esta família é estar inserido em um comunidade onde fazer o certo é a ordem, onde a religião obrigatoriamente deve ser levada a sério. Ser do axé Ilê Orixá é fazer parte de tudo isso, e estar sob a proteção de uma fortaleza onde Ogum e Oya são os guardiões, responsáveis não somente por seus filhos, mas por todos aqueles que buscam o seu auxílio que o respeitam e acreditam na força das espadas.
Uma espada quando levanta não significa que seja para lutar, mas sim para proteger, para manter a ordem e trazer progresso, conquistas e vitórias, que as espadas de Ogum e Oya estejam sempre a frente protegendo cada um que buscam a sua proteção, o seu axé.
O Ilê Orixá é um espaço aberto a todos que buscam na religião formas de construir um mundo melhor, com o axé dos orixás e a vontade de sempre ajudar aos que batem, aos que buscam o axé dos orixás e aos que compreendem o orixá como uma força da natureza para ajudar.
Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya desejam que esta família se cubra de muito axé de todos os orixás e que seja para continuar a levar saúde, prosperidade, união e fartura a todos os que partilham do axé, pois orixá é tudo isso.