14 de Março, 2016

Filhos do axé Ilê Orixá se reúnem

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Os filhos do axé se reuniram na tarde do dia 5 de março para a organização da Obrigação dos 9 anos de Oya Tofã de Pai Alexandre. A partir deste ano a obrigação de Oya Tofã e seus filhos passa a ser realizada no mês de abril, conforme já determinado na última reunião do dia 08 de janeiro.

Com a reunião foram definidos os últimos ajustes, além de confirmar os filhos que irão fazer obrigação para seus orixás e o que cada um irá fazer na obrigação da mãe.

Se reunir é sempre importante para que falem a mesma língua, para que exista uma uniformidade. Isso faz com que todos possam melhorar sempre, de acordo com a filosofia e visão da casa. Dentro de um axé são muitas as pessoas diferentes que frequentam que entram na casa.

O axé Ilê Orixá a cada vez que se reune busca sempre melhorar, com a ajuda de todos, pois a religião é para fazer o bem, para ajudar e se desenvolver, e isso dentro da religiosidade africana se faz na coletividade. Pensar religião é pensar no coletivo.

Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum agradecem a todos os filhos que participaram da reunião e desejam que os orixás patronos da Casa tragam prosperidade e alegrias na vida de todos.