24 de Dezembro, 2012

Gravataí se veste de vermelho para homenagear Oya e Xangô

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Mais uma vez o Ilê Orixá mostrou que o axé nos acompanha, que o Orixá nasce com a gente e que não existe Orixá melhor que outro todos são iguais. Na noite do dia 15 dezembro o Ilê Orixá pintou de vermelho Gravataí, para homenagem aos Orixás Oya e Xangô. Vermelho para Oya e vermelho e branco para Xangô.

Esta obrigação teve como símbolo a balança para o Orixá Xangô e a taça para Oya. A balança rústica encontrava-se logo na entrada do Ilê, com frutas e doces abaixo dela e bananas sobre seus pratos. Raios em vermelho fizeram fundo a balança ornamentada, representando a força de Oya e Xangô juntos.

Xangô representa o equilíbrio e Oya a força do movimeto da mudança, ela representa os ventos que movem o que for preciso para colocar tudo no seu lugar.

Xangô é um dos Orixás padrinhos do Ilê, juntamente com Oxum, desta forma é costume sempre homenagear este Orixá nas obrigações religiosas que ocorrem no terreiro.

Durante o batuque, ainda foram servidas mesas para Xangô com frutas variadas, doces e frutas para Ogum e doces e maças do amor para Oya. Foram distribuídas mais de 200 maças do amor durantre a festa.

Pai Alexandre de Oya Tofã, deseja que cada maça foi distribuída seja para trazer axé de felicidade, fartura e amor a todos.

No espaço destinado a convidados, cada mesa possuia uma taça de barro ornamentada com maças e galhos de pitanga, símbolos de Oya, sobre toalhas vermelhas.

Para fazer religião acima de tudo precisamos ter carinho e respeito, e carinho é o que não faltou nos detalhes observados em cada espaço da decoração utilizada na festa.

Para a decoração externa foram utilizadas taquara (bambu) para Oya e bananeiras distribuídas em todos os espaços do terreiro. Cada um que entrava curvava-se para os Orixás da festa, já que passam em baixo das plantas sagradas para estes Orixás.