Homenagem ao Orixá Ogum e Inauguração do Ilê
Ao toque do Alabê José de Bará Lodê e Pai Pequeno de Xangô, no dia 22 de outubro de 2011, o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, homenageou o Orixá Ogum e inaugurou o Ilê junto a comunidade. Comunidade esta que o recebeu de braços abertos o Ilê. Além disso esta obrigação confirmou os axés de obé e ifá de Pai Ronie de Ogum por sua madrinha, mãe Joice de Oya.
A casa foi inaugurada com a presença de dezenas de amigos e uma expressiva quantidade de pessoas da comunidade local, que prestigiaram a festa com participação e apreço.
Organizar uma festa de batuque com todo êxito não é uma tarefa de um dia, é o resultado de vários dias de dedicação e preparo que encerram no dia da grande festa.
Esta obrigação teve inicio no dia 23/09 pela manhã com a limpeza, dia 23/09 pela noite foi realizado o bori de Pai Ronie e corte para os Orixás Bará Lanã, Bará Agelú, Ogum Onirê, Oya Niqué, Yemanja Bomi e Oxala Bocum, orixás estes na casa de sua madrinha Yalorixá Joice de Oya.
O dia 30/09 foi de uma emoção para o Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, onde dezenas de pessoas esperavam a recepção de chegada dos Orixás de Pai Ronie, que foram recebidos com muita felicidade, carinho e respeito por todos.
No dia 07/10 foi cortado para o Orixá Bará Lodê e Ogum Avagã e no dia 08/10 foi realizado o corte para os Orixás Xangô Aganju, Obá, Odé, Otim, Ossanha, Xangô Ibeji, Oxum Ibeji, Xapanã, Oxum e dia 09/10 para o Orixá Orumilaia e no dia 13/10 a confirmação.
Pela manhã do dia 14/10 foi realizado o axé do peixe para todos os Orixás. Este axé tem a finalidade de trazer prosperidade e fartura a todos.
A mesa de Ibeji ocorreu no dia 19 de outubro e no dia 22 a terminação.
Na terminação, todos puderam dançar e confraternizar momentos de intensa alegria, respeito e união.