Ilê Orixá se prepara para receber Oya e Xangô
No último dia 22 de dezembro de 2012, o Ilê Orixá realizou a Limpeza de fim de ano nos filhos da Casa e amigos que compareceram, a fim de buscarem proteção para o ano.
O ano de 2013 será regido pelos Orixás Oya e Xangô.
Os Orixás são forças que expressam a natureza em sua plenitude, cada Orixá é responsável por uma força, uma energia, esta energia de acordo com a forma como a trabalhamos será utilizada para ajudar as pessoas.
Oya é uma Orixá guerreira, de cor vermelha. Representa a força dos ventos, das tempestades. O vento pode criar o caos, mas também pode reordenar. Oya nos mostra com sua força que a mudança pode ser rápida é um Orixá de movimento.
Xangô é o Orixá da justiça, mas não a justiça humana, e sim a justiça dos Orixás, não podemos esquecer que ser justo é analisar os dois lados. O Oxé simbolo de Xangô, representa a imparcialidade de seu julgamento. Xangô é justo. É ele quem cria as leis, e julga a todos de acordo com nossas ações.
2013, com Oya e Xangô será um ano de mudança, ano de cobrança a todos que devem e ano de colheita dos justos.
Oya representa os ventos e a tempestade e Xangô, são os raios. Duas forças que se unem para nos trazer um ano de intenso movimento.
Com Oya teremos um ano de conquistas, um ano de muitos relacionamentos e com Xangô um ano de constante julgamento.
Xangô noz traz um ano de acerto de contas, entramos todos o ano na balança de Xangô.
A pouco tempo escutei de um Orixá, que Xangô não nos dá toda a justiça que pedimos, mas recebemos dele toda a justiça que merecemos. Tudo que fazemos é constantemente analisado por Xangô, não adianta você prejudicar alguém e pedir justiça. Quem está em débito?
O vermelho de Oya e Xangô representa o sangue, e o sangue representa o movimento, energia que move o mundo, que transforma. E o branco de Xangô, a paz e a harmonia. O vermelho e o branco juntos são o equilíbrio perfeito.
O Ilê Orixá organizou a limpeza de fim de ano, com axés de todos os Orixás para começar o ano de 2013, com muita força, axé e prosperidade, em um ano que será de equilíbrio e justiça.