Ilê Orixá se veste de verde para homenagear Ogum Adioko
No dia 27 de outubro, o Ilê Orixá pintou a noite de Gravataí de verde para reverenciar o Orixá Ogum Adioko.
Ogum é um Orixá guerreiro, representado pela cor verde, uma de suas principais representações de Ogum é a serpente de aço, que está presente em todos os assentamentos do Orixá Ogum, inclusive substituindo o ocutá, em algumas Nações.
Neste ano, foram utilizadas serpentes de aço, de cerca de 40 cm de altura, como adorno de decoração em todas as mesas, sobre cada serpente laranjas e maças, frutas símbolo dos Orixás regentes do Ilê.
A decoração da casa ainda estava com mesas dedicadas aos Orixás Oya, Xangô, Iemanjá e Oxalá.
A mesa para Oya estava dentre outras coisas com acarajé e batata doce frita. A decoração para Xangô estava rica em frutas variadas, qjue ao final do batuque forma distribuídas. A ornamentação da mesa para Xangô foi complementada com cachos de banana em torno, que também foram distribuídos ao final.
A decoração para Iemanjá estava repleta de cocadas e Oxalá, Orixá regente do ano, encontrava-se com dezenas de pães representando properidade e a fartura.
Decorar um terreiro para uma festa de batuque é mostrar seu carinho com os Orixás e como seus dirigentes percebem a religião. A religião dos Orixás é a manifestação do divino com o profano. É partir do momento em que percebemos que os Orixás estão em toda a parte é que entendemos que fazer religião não é mostrar luxo aos que não possuem o essencial. É mostra que o Orixá não precisa nada além de fé e um coração puro para se manifestar.
É perceber que o mais importante em uma festa é fazer com que todos se sintam a vontade, que todos se sintam bem. E pensando desta maneira o Ilê Orixá preparou uma decoração toda especial para receber o mais importante em sua casa: a sua comunidade e amigos do axé.
A comunidade é quem apoia um Ilê em seu dia-a-dia, e é para quem um terreiro existe primeiramente, especialmente o Ilê Orixá dedica uma grande parte de seu tempo durante o ano para desenvolver trabalho social.