15 de Abril, 2020

Iroko: o orixá da árvore e a árvore do orixá

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Na tarde do dia 2 março de 2020, as 17:30, o orixá Iroko foi servido por Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum, em um axé de fortalecimento da casa, de valorização da natureza e também de crescimento e das coisas duradouras, já que Iroko está associado a longevidade.

“Iroko é um Orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo. Iroko é o comandante de todas as árvores sagradas” (PAES, 2017).

É orixá ligado ao tempo e tudo mais que está ligado a ele, como as estações do ano, a noção de horário, o dia e a noite, e tudo mais que possui um ciclo de início e término, Iroko nos ensina que tudo na vida é sempre cíclico, tudo um dia irá acontecer novamente.

Está ligado as coisas duradouras da vida, por isso casas de axé que cultuam Iroko geralmente são casas mais antigas, ou que tendem a se tornarem antigas com o tempo.

Iroko consegue com suas raízes adentrar a morada de nossos ancestrais, nos mostrando assim sua relação com os ancestrais do axé. Além disso Iroko é intimamente ligado ao culto do orixá Ossanha, embora Iroko seja um orixá a parte, considerada a árvore mais importante da floresta africana.

Que a cada dia o axé de Iroko seja mais forte e duradouro na vida de cada um que faz parte do axé Ilê Orixá.

Fonte:

PAES, Michele Sales. A Representação do conhecimento em religiões de ao matrizes africanas por meio da indumentária dos Orixás da Nação Ketu na Classificação Decimal de Dewey e na Classificação Decimal Universal / Michele Sales Paes – 2017. 71 f., Il. Orientador: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Biblioteconomia

Foto: Acervo Ilê Orixá / Pai Ronie de Ogum