Iroko recebe seu axé
Ìbáà tínrín, okùn òtítọ́ kì í já; bí irọ́ tó ìrókò, wíwó ní ńwó.
Tradução: Mesmo que seja frágil, o fio de verdade nunca quebra; mesmo que a mentira seja tão grande, forte ou sólida como uma árvore de Iroko, certamente cairá.
O dia 16 de março de 2019 foi a data que Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre completaram a água da talha de Iroko, procedimento que o axé realiza de forma eventual com existe a necessidade, quando é solicitado através do jogo de búzios ou ainda quando o seu nível baixa.
Na semana seguinte, no dia 23 de março de 2019, o orixá Iroko foi servido novamente com o seu axé, data que também o seu solo em torno foi renovado, pois renovar a terra é necessário para que o axé que cresça, floresça a cada dia mais, com a força de todos os orixás e ancestrais do axé.
No Ilê Orixá o axé de Iroko é sempre renovado após a obrigação aos ancestrais, e sempre antes de iniciar a obrigação aos demais orixás da casa, pois primeiro cultuamos nossos ancestrais, depois Iroko, e somente após isso é que o axé está pronto para cultuar os demais orixás do egbé.
Que Iroko juntamente com nossos ancestrais e orixás possibilite sempre muita clareza, serenidade e alegrias na vida de cada, com saúde e prosperidade, dando condições para que todos possam ter tudo aquilo que necessitam.