4 de Outubro, 2016

Lançamento do livro Ilê Orixá – Uma breve explicação sobre o culto aos orixás

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Durante o toque em homenagem a Oya Tofã de Pai Alexandre de Oya, na noite do dia 9 de abril, Pai Ronie lançou seu primeiro livro “Ilê Orixá – uma breve explicação sobre o culto aos orixás”, que além de contar um pouco da história do Ilê Orixá e também a sua história e de Pai Alexandre discute sobre temas relacionados ao batuque do Rio Grande do Sul, dando condições de orientar as pessoas sobre a forma como a casa está fundamentada e a visão sobre a religião africana no estado.

O livro de 241 páginas reúne uma série de textos que foram escritos ao longo dos últimos quatro anos, sobre temas variados, que retratam a religião, está disponível para venda na versão digital e impressa, é possível adquirir o livro diretamente na sede do Ilê Orixá, ou ainda pelo site da editora Bookess. Na versão digital está ainda disponível com a editora Saraiva.

Durante o lançamento no último dia 09 de abril Pai Ronie destacou que o objetivo do livro de maneira nenhuma é de ensinar religião, mas registrar a doutrina da casa e dar condições de fazer com que a religião seja melhor compreendia, discutida e debatida. Foi ainda destacado que a tarefa de registrar o que se faz dentro de um axé deveria ser tarefa de todas as casas de religião, pois é uma forma manter a tradição da casa e propiciar que não se perca o que já foi construído.

Pai Ronie falou ainda que não pretende com o livro dizer que está certo e que os demais pais e mães de santo que conduzem suas casas estão errados, pretende apenas mostrar como o Ilê Orixá está estruturado, de que maneira vive a religião e também de que forma pensa. Após a divulgação do livro ocorreu seção de autógrafos, onde os presentes puderam adquirir o livro ou ainda apenas conhecer a obra.

Pai Ronie de Ogum deseja que está livro dê condições de todos conhecerem melhor a religião dos orixás, e que sirva de forma de divulgação de nossa tradição, de nossos ancestrais e de nossos orixás, objetos de nosso culto.