Fotos: Thiago / Ijexá Produtora Afro
Muito já foi escrito sobre o porque saudar o orixá Bará, sua importância e também tudo que existe por trás, mas nunca é demais exaltar o que ele representa, o que Bará nos diz em cada dia, em icada situação. É com Exú Bará que pedimos todos os dias para que vida seja sempre plena, pois nada podemos fazer sem ele.
Nos 16 anos de Ogum Adioko, a energia para o orixá Bará estava intensa, sentida em todos os lugares, dentro e fora da Fortaleza Ilê Orixá, já que a sua principal saudação é realizada do lado de fora do axé, onde todos os anos desde 2011 ele é reverenciado.
É com exú Bará que pedimos sempre que se precisa dar início a um rito, pois sempre é ele que primeiro precisa ser reverenciado, é Bará que nos comunica com os demais orixás e assim permite que todos os nossos pedidos sejam sempre atendidos, por isso para alguns chamado de mensageiro.
E é também Bará o orixá mais próximo dos homens, por isso incompreendido por muitos, tido como brincalhão, como astuto e também muitas vezes como um orixá esperto e que gosta de ver a baderna apenas para se divertir. Bará é um misto de tudo isso, so orixá que brinca, que trabalha, que luta e que sempre está ao nosso lado nos comunicando com os demais e também todos os dias abrindo portas para que a vida sempre continue.
Ele é sempre o início e também o fim, é vida, é caminhos abertos, são oportunidades e também a essência humana, pois de tão próximo do ser humano para alguns não é um orixá, pois está, sempre esteve e sempre estará em todos os lugares, pois Bará é o tudo e o nada, é o orixá que sempre está em qualquer lugar. Axé de Bará para todos!

















































Share this:
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to print (Opens in new window) Print
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.