31 de Outubro, 2014

Muitos amigos em toque para Ogum Adioko

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Dentro dos rituais de batuque, sempre que se faz uma festa em comemoração aos Orixás, esta festa é partilhada na presença de amigos como forma de distribuir o axé de todos os Orixás. Os amigos que partilham destes momentos fazem parte de nossa história, e assim como levam um pouco do axé da obrigação, também deixam um pouco do seu axé.

Os que estiveram presentes nesta obrigação prestigiaram os 9 anos do Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie e trouxeram o seu axé para ser partilhado entre todos os presentes.

Uma marca do Ilê Orixá é a grande participação de amigos que não são de religião, mas que respeitam o axé e participam ativamente das atividades promovidas pela casa. Isso faz com que o Ilê Orixá seja uma casa de axé extremanente inserida dentro da comunidade local, e faz com que a religião seja percebida de uma forma diferente.

Neste contexto são amigos do axé Ilê Orixá todos os que frequentam a casa, em atividades sociais, os que buscam um axé de conforto ou ainda os que apenas vão em dias de festa. Pois em casa de religião todos são bem recebidos, não importam as condições sociais. Religião é união.

Pai Ronie destaca a importância de cada um dos amigos que estiveram presentes na obrigação, alias muitos amigos, mostrando a cada nova obrigação a força do axé de Ogum Adioko e Oya Tofã.