11 de Janeiro, 2022

O dia 8 foi de reverenciar os ancestrais

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Ocorreu no início da noite do último dia 8 a obrigação anual aos ancestrais da Fortaleza Ilê Orixá, a obrigação que foi conduzida por Pai Ronie de Ogum juntamente com Pai Alexandre de Oya, contou com a presença dos filhos do axé que possuem casas aberta e filhos do axé que possuem obrigação de 4 pé.

O culto aos ancestrais dá início ao calendário religioso do axé, já que nenhuma atividade religiosa poder ser realizada sem antes a realização do culto aos nossos ancestrais religiosos, e como nehum filho do axé possui obrigação aos ancestrais em seus terreiros por enquanto, então todos os filhos que possuem casas abertas devem estar presentes na obrigação.

E o ancestral é nosso regulador do axé, é ele quem orienta e também possibilita que muitas mudanças ocorram, dentre muitos, podemos destacar em nossa ancestralidade Pai Acimar de Xangô Taió, Mãe Eulinda de Iansã Bemi e Pai Sérgio de Xangô Godô, este último responsável pela iniciação de Pai Ronie de Ogum Adioko e de Pai Alexandre de Oya Tofã.

Foto: Disponível por https://br.pinterest.com/pin/558657528763051475 – Imagem meramente ilustrativa