“Sonsô obé ko lori eru”
( A lâmina é afiada, ele não tem cabeça para carregar fardo)
Antes do início da comemoração do 11 anos de Ogum Adioko e obrigação de filhos do axé, os filhos e alguns amigos foram até o cruzeiro próximo ao Ilê realizar a saudação ao orixá Bará, como forma de agradecimento e também de pedidos de proteção e aberturas.
Na África Bará é conhecido apenas como Exu, e é considerado um orixá universal, pois toda África faz cultos a ele, independente da região o que faz com que seja respeitado e idolatrado em toda parte. Ele é tão importante que não é possível realizar culto para nenhum outro orixá sem antes realizar culto a ele. Exu representa o infinito, o inacabado. Representa tudo que existe. A vida e a morte, o masculino e o feminino, o bem e mal, embora Exu não seja nem bom nem mal, pois está acima disso.
Exu consegue estar em todos os lugares, e anda em todas as direções, mora onde os caminhos se encontram, onde eles se cruzam. Bará Exú mora na encruzilhada, mas consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Está na praia, no ar, no mato ou na terra, e tudo que os orixás recebem passa por ele primeiro. Este é Bará, ao qual sempre saudamos antes de iniciar uma obrigação, antes de fazer um axé e também antes de um toque e homenagem aos orixás.
Que o axé de Bará esteja sempre ao lado de todos os filhos e amigos, principalmente os que partilharam deste momento único de fé, força, união e alegria, levando axé de prosperidade e saúde na vida de cada um.
Share this:
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to print (Opens in new window) Print
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.