12 de Janeiro, 2023

Obrigação anual aos ancestrais

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Foto: Arquivo Ilê Orixá / Pai Sérgio no Ilê Axé Obá Xangô Godô / 15 mar 2009

A Fortaleza Ilê Orixá realizou no último dia 7 de janeiro deste ano a obrigação anual aos ancestrais de nosso axé, momento de cultuar as raízes, momento de reverenciar os que vieram antes de nós. Momento de reflexão e de axé, pois não existe orixá e não existe axé sem ancestral.

A obrigação foi conduzida por Pai Ronie de Ogum e por Pai Alexandre de Oya, além de diversos filhos do axé que participaram da obrigação que é sempre fechada ao axé da Fortaleza, assim como todos os demais serões.

Nada se faz sem antes cultuar a ancestralidade da casa, nada se serve ao orixás sem antes o ancestral estar servido, e seguindo estes ensinamentos seguimos nosso axé, com força, determinação e sempre com a certeza de estarmos no caminho correto, no caminho de nossos orixás.

A foto destacada hoje é de Pai Sérgio de Xangô, que foi o babalorixá de Pai Ronie de Ogum e de Pai Alexandre de Oya, nosso ancestral mais próximo. Pai Sérgio foi filho de Pai Chiquinho de Oxalá, do Reino de Oxalá e Oxum em Porto Alegre.