Foi realizada por Pai Ronie de Ogum, no dia 5 de outubro, o corte aos seus orixás Bará Lodê e Ogum Avagã, na mesma ocasião também fez o assentamento dos orixás Lodê e Avagã de Pai Marcelo de Xangô e também Lodê e Avagã que irá acompanhar a obrigação que ficará na sede litoral em Cidreira.
Os orixás de rua, Bará Lodê e Ogum Avagã, são os orixás que cuidam do terreiro, ficam na frente da casa e assim vigiam todos que passam por eles, protegendo todos que ali estão e afastando os perigos e problemas de fora do axé, em nossa tradição ao serem assentados estes orixás eles devem ser levados em breve para a casa do filho, não sendo feitos para ficarem na casa do pai ou da mãe, por isso devem ser feitos quando o filho possui sua casa própria.
Que Lodê e Avagã cuidem e protejam a todos, abrindo novas oportunidades, novos caminhos e afastando todas as maldades existentes no caminho de cada um, para que todos possam usufruir de uma vida mais tranquila e repleta de bons momentos para serem vividos.

Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.