Obrigação do peixe
No Rio Grande do Sul sempre após os orixás receberem quatro pé, diretamente sobre eles, é realizada a obrigação do peixe, que consiste em sacralizar peixes para todos os orixás que foi realizado o corte.
No ano de 2015, duas foram as ocasiões em que esta obrigação se fez necessário duarnte o corte para os orixás de Pai Ronie e filhos e durante o assentamento dos orixás Bará Lodê, Ogum Avagã, Xangô Ibeji e Oxum Ibeji de Pai Alexandre.
A obrigação do peixe para Pai Ronie e filhos deveria ter ocorrido no dia 22/10/2016, mas devido a enchentes que ocorreram na orla do Guaíba e arredores não foi possível ser realizada nesta data, tendo sido realizada na mesma data do corte do Peixe de Pai Alexandre, já que as duas obrigações f
oram muito próximas.
Cortar peixe aos orixás é um axé de prosperidade, de fartura e de conquistas, existem algumas variações de acordo com a feitura na forma de fazer este axé, mas todas elas possuem a mesma essência.
O corte do peixe ocorreu no dia 18/12/2015, momento em que Pai Ronie cortou o peixe para seus orixás e filhos e Pai Alexandre realizou o corte do peixe aos seus orixás que foram assentados, conforme orientação de ifá.
Em especial Pai Alexandre agradece a sua madrinha, Mãe Fernanda de Xangô, que além de estar presente auxiliou na obrigação.
Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya agradecem também a todos os filhos que estiveram presentes na obrigação e desejam que o axé de fartura seja extendido a vida de cada um que compartilhou deste axé.