Em uma noite de muita emoção, respeito, garra e força, Pai Ronie de Ogum comemora 7 anos de seu Orixá Ogum Adioko e 1 ano de inauguração do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, dirigido por ele e Pai Alexandre de Oya Tofã.

Os rituais religiosos iniciaram no dia 18 de outubro com corte para os Orixás de Pai Ronie e bori de seus filhos Silvia de Bará Agelú e Rosângela de Xapanã Belujá, ainda neste dia Pai Alexandre realizou bori em sua filha Cláudia de Iemanjá, no dia 25 de outubro o bori de Pai Ronie e culminou com grande Batuque em Homenagem ao Orixá Ogum, que reuniu centenas de pessoas da comunidade local e religiosos que prestigiram a obrigação.

Pai Ronie destaca que sempre pensou a religião como forma de ajudar as pessoas, na saúde, no trabalho, nas relações familiares e acima de tudo na ligação do homem com o sagrado.

No ano de 2009, Pai Ronie e Pai Alexandre adquiriam o Sítio Ilê Ifé, para mais tarde construirem a morada de seus Orixás, mas ainda não era a hora de inciar, não era o momento, pois perceberam que para desenvolverem o trabalho social era necessário que houvesse uma comunidade mais próxima, para poder desenvolver o trabalho social desejado.

No ano de 2011, foi adquirido a sede do Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã, uma casa, onde segundo alguns moradores já teve uma terreira, para finalmente poderem realizar o sonho de abrir o seu Ilê.

Ainda no ano de 2011 o Ilê Orixá foi inaugurado, tendo Pai Ronie como madrinha de axés Mãe Joice de Oya.

Quando entramos pela primeira vez em uma casa de religião, primeiramente confiamos. No Orixá, no dirigente e na religião, com Pai Ronie não foi diferente. O tempo nos mostra que nem sempre podemos confiar cegamente em tudo que noz dizem, que nos fazem e que pensamos estar certo. Mas isso, de forma nenhuma deve colocar nossa religião, nosso Orixá a prova. Com as adversidades devemos aprender. Que os homens erram, que os homens mentem. Mas o Orixá sempre é verdadeiro, a religião é verdadeira, e que a verdadeira religião deve ser utilizada para ajudar, para fazer o bem.