Ògún Ògún fénem fè oní b’òla Ògún 
Ogum gosta do trabalho hoje como amanhã Ogum
Ògún adémi ou! - Ogum é minha coroa

O Orixá Ogum Adioko de Pai Ronie comemora hoje dia 22/09 mais um aniversário de assentamento, tendo comemorado 9 anos. Ogum Adioko que encontra-se no Ilê Orixá desde o ano de 2011 neste ano terá seu aniversário comemorado juntamente com Oya Tofã no dia 27/09 e aniversário de Fundação do Ilê Orixá, além da festa em sua Homenagem no dia 18 de outubro.

Ser de um axé não significa não ter problemas, não ficar doente, não ter cançaso ou dificuldades, mas significa ter um porto seguro. Pai Ronie costuma colocar que se todos tivesssem ao menos uma parte de sua fé em seu próprio Orixá muitos de seus problemas não existiriam.

Quanto maior a fé em nosso Orixá tanto maior será a sua força. Um Orixá cresce e se desenvolve com nossa fé. Adioko cresce com a fé que cada um possui nele, e esta fé é que move Pai Ronie para a cada continuar e se dedicar mais.

Religião é fé, amor, respeito e união. Que Ogum esteja com cada um que precisa, levando a coragem para a realização da mudança, a vontade e a força para vencer todos os obstáculos que estiveram em nossa vida. Ogum é o Orixá da guerra mas não a guerra injusta, a guerra cega. É o regulador da ordem. É quem executa a lei. é o Orixá das pessoas que buscam o que querem, sem esperar acontecer sem nada fazer. Ogum é caminho e a vida. Em todas horas em todos os momentos, bons ou ruins. Ogunhe!