Quarto de santo nos 16 anos de Ogum Adioko
Fotos: Thiago / Ijexá Produtora Afro
A decoração do quarto de santo da Fortaleza Ilê Orixá em dia de festa sempre privilegiou a colocação de muitas frutas e doces que durante a festa são distribuídos aos que estão presentes, não priorizando muitas flores, que são belas, mas não serviram de alimento para ninguém.
Cada doce e cada fruta sempre chega a alguém que irá se alimentar, fortalecendo assim o axé da casa e servindo de alimento, tendo assim uma dupla função, a de transportar o axé e também a de alimentar alguém, nada é disperdiçado e nada é jogado fora.
E quanto mais se distribui, mais o axé movimenta, mais se recebe, e assim cada vez mais se possui condições de ajudar um maior número de pessoas. E cada doce ou fruta colocado é sem dúvida um gesto de amor e carinho ao orixá e, também aos que irão receber o axé.
Que todos os orixás estejam sempre ao lado de cada um que recebeu algum dos axés que foram colocados no quarto de santo, levando sempre saúde, alegrias, movimento de vida e conquistas positivas todos os dias, para que todos possam ter uma vida plena de muitas realizações.