23 de Setembro, 2016

Reunião para confirmar intenção em assentar orixás em 2017

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Ocorreu no dia 10 de setembro, as 19 horas, no salão dos orixás, a segunda reunião sobre o assentamento de orixás para o próximo ano (2017), momento onde os filhos que confirmaram a sua intenção em seguir com os preceitos necessários, para dar seguimento aos assentamentos previstos durante a obrigação de 2017, que também irá comemorar os 10 anos de Oya Tofã de Pai Alexandre de Oya.

Ter os orixás assentados não é como apenas colocar um objeto novo na prateleira, ou achar que fazendo isso terão todos os seus problemas resolvidos. Ter o assentamento dos orixás na prateleira é saber que se aumenta o compromisso, a responsabilidade e também a dedicação que precisamos, pois orixá é doação, aos orixás, aos irmãos de axé e principalmente saber que se queremos receber primeiramente devemos nos doar.

Por isso além da reunião inicial onde se apresenta como irá ocorrer a obrigação, quais novas responsabilidades e desafios que existem, logo após se faz uma segunda reunião onde os filhos que querem seguir devem dar o aval, já cientes que a caminhada as vezes é difícil, mas que somente os que seguem em frente podem desfrutar também das vitórias, pois não existem conquistam antes de se trabalhar. Não existe recompensa sem antes ocorrer dedicação.. Orixá é fé, força união e amor, quem entende isso está um passo a frente.

Estiveram presentes nesta reunião, que foi conduzida por Pai Alexandre de Oya, os filhos do axé Marcela de Oxum, Mãe Fabiana de Oxum, Edgar de Xangô, Jorge de Ogum, Volney de Ogum, Mariza de Oxum, Vanize de Odé, Michele de Obá, Júlia de Oya, Zulamir de Oxum, Cleber de Ossanha, Érica de Oya, além de Pai Ronie de Ogum e Mãe Fernanda de Xangô.

Na ocasião, Pai Alexandre destacou novamente como irá ocorrer a obrigação de Oya Tofã e filhos no próximo ano, e foram confirmadas as obrigações de assentamento para o próximo ano dos seus filhos: Mãe Fabiana de Oxum, Jorge de Ogum, Mariza de Oxum, Vanize de Odé, Michele de Obá, Júlia de Oya, Cleber de Ossanha e Érica de Oya. Não existe mágica na religião, após uma obrigação iremos acordar com os mesmos problemas, mas com mais força, garra e vontade de vencer. Orixá dá o caminho, mas devemos fazer a nossa parte.

Pai Alexandre de Oya Tofã, agradece a todos os filhos que participaram da reunião e deseja que a obrigação que será realizada seja de muita felicidade para todos, de alegrias, amor, conquistas e realizações, e que Oya Tofã esteja sempre ao lado de cada um cuidando e orientando a todos para que o axé do orixá de cada um seja multiplicado.