14 de Maio, 2014

Reverência ao Orixá Bará

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Dezenas de pessoas acompanharam no último dia 26 de abril a Saudação ao Orixá Bará na rua Vidal Brasil, em uma grande demonstração de fé, respeito e religiosidade. Bará é o nosso início, e o Ilê Orixá se mobiliza sempre antes de um Xirê para saudar Bará na rua, já que este é o seu principal local ritual.

Este ano o diferencial foi o tambor que acompanhou a todos, contagiando e chamando a todos para a obrigação, ao Batuque em Homenagem ao Orixá Xangô.

Saudar o Orixá Bará, é pedir sua proteção e sua ajuda, além de agradecer. É um Orixá de extrema importância dentro do culto afro e de forma nenhuma deve ser confundido com o Exú da Quimbanda. O Orixá Esù (Bará) possui a mesma importância dos demais, não é de forma nenhuma oposição ao sagrado, não está contra Deus (Olodumare).

Não podemos pensar como alguns que dizem que o Orixá Bará é a evolução do Exu da Quimbanda, isto não é correto. Todos os Orixás são energias que representam forças da natureza, criadas por Olodumare para o representar e ajudar os seres humanos a se desenvolverem. Não são espíritos de forma nenhuma, nunca foram humanos. Não tiveram uma vida terrena.