Rito de batizado na Fortaleza Ilê Orixá
Fotos: Tiago de Oxum / Ijexá Produtora Afro
Na última sexta-feira, dia 23 de junho do ano de 2023, foi realizado mais um rito de batismo (Isomoloru) dentro das dependências do Ilê Orixá. O rito foi conduzido por Pai Ronie de Ogum Adioko e acompanhado por Pai Alexandre de Oya Tofã, filhos do axé e alguns amigos da casa.
Mais um rito realizado de acordo com o rito da Fortaleza Ilê Orixá, em sintonia com a tradição iorubá e a matriz africana, reafirmando nosso compromisso em realizar e manter todas as nossas tradições culturais e religiosas.
Sempre importante destacar que o batizado não é um rito de iniciação, o que desta forma não coloca nenhuma criança sob responsabilidades religiosa. E ao não se tratar de um rito iniciático qualquer criança pode ser batizada dentro de nossa tradição, para isso é necessário apenas que os responsáveis pela criança preencham solicitação anteriormente e desta forma será agendado data para a realização de batismo, que atualmente no Ilê Orixá é disponibilizada uma data anual.
Na ocasião foi realizado o rito de batismo das crianças:
- ROBERTA MARIANO BARBOSA, nascida aos 12 dias do mês de junho de 2022, na cidade de Porto Alegre, RS, filha de Max Cardoso Barbosa e mãe Roberta Mariano da Silva, foi batizada conforme os ritos estabelecidos para batismo na Fortaleza Ilê Orixá, seguindo a tradição de batismo iorubá, no dia 23 de junho de 2023, tendo como padrinhos Israel Fogliati de Carli, Luana Mariano da Silva, Ronie Ánderson Pereira e Alexandre Silveira dos Reis.
- RAVENA DE SOUZA, nascida aos 11 dias do mês de maio de 2023, na cidade de Gravataí, RS, filha de Yasmim de Souza Cardoso, foi batizada conforme os ritos estabelecidos para batismo na Fortaleza Ilê Orixá, seguindo a tradição de batismo iorubá, no dia 23 de junho de 2023, tendo como padrinhos Volnei Sandro Scoppel, Vanize Lopes da Silva, Ronie Ánderson Pereira e Alexandre Silveira dos Reis.
Com o batizado as criança ficam amparadas, tendo mais proteção em sua vida, mais propensa ter menos problemas de saúde e também estando mais sujeita a se desenvolver melhor, que todas as crianças que receberam o batismo tenham a cada dia mais condições de viverem de plena e saudável suas vidas.






















































