A comunidade de terreiro Ilê Orixá se mobilizou no último dia 27 de setembro, para saudar Bará Esù em uma grande demonstração de união e força para dar início a comemoração do aniversário de 3 anos de Fundação do Ilê Orixá, e aniversário dos Orixás Oya Tofã de Pai Alexandre e de Ogum Adioko e Pai Ronie.
Bará é o Orixá dono da chave, dos caminhos, do sopro de vida. É quem faz com que nosssos pedidos e agradecimentos sejam entregues aos demais Orixás. Sem Bará nada é possível, é o condutor do axé.
Desta forma toda obrigação inicia com este Orixá que é o responsável por cuidar da rua, nos protegendo. Bará Lodê é quem cuida da rua, quem entra e sai no terreiro. Observa aqueles que passam por sua frente, por isso fica sempre a frente da casa de religião, ao lado de Ogum Avagã, enquanto Bará Agelu, Lanã e Adague cuidam do lado de dentro do terreiro.
Após a abertura para o Orixá Bará, foi realizado um toque entre os filhos do axé e alguns amigos que estiveram presentes, em um momento de apenas agradecer, sem nada pedir.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.