Fotos: Thiago e Vilnei / Ijexá Produtora Afro
Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes e belos em um batuque dentro da Fortaleza Ilê Orixá é a abertura ao orixá Exú Bará no cruzeiro, é uma energia única, onde se pede, se agradece por tudo, vibram, choram de alegria e pura emoção.
É o momento onde se sente a força do axé, a força do axé da Fortaleza, pois todos juntos unidos por um mesmo ideal, uma mesma fé que allimenta e sustenta todos orientdos sempre pelos caminhos que Exú Bará nos coloca, que sempre são os melhores caminhos para percorrer.
E foi com esta energia que no último dia 24 de abril antes de iniciar o Toque de Terminação da obrigação comemorativa aos 14 anos de Oya Tofã e obrigação de filhos que Pai Alexandre de Oya, acompanhado de Pai Ronie de Ogume e dezenas de filhos e amigos do axé, ao som do tambor que mais uma vez Exú Bará foi reverenciado com muita tranquilidade, harmonia e paz.
Que este axé esteja todos os dias presente na vida de cada um, auxiliando todos na construção sempre uma vid prósperra e saudável para todos, com muito axé de crescimento, alegrias e sempre muitos caminhos abertos todos os dias da vida de todos, para que possam sempre ter uma vida plena e cheia de êxitos.
Share this:
- Click to share on Twitter (Opens in new window)
- Click to share on Facebook (Opens in new window)
- Click to share on Pinterest (Opens in new window)
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window)
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window)
- Click to share on Tumblr (Opens in new window)
- Click to share on Telegram (Opens in new window)
- Click to email a link to a friend (Opens in new window)
- Click to print (Opens in new window)
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.