31 de Janeiro, 2015

Troca da água das quartinhas

Por Pai Ronie de Ogum Adioko

Sempre no encerramento do ano, o Ilê Orixá substitui a água de todas as quartinhas, como forma de renovar a energia desgastada durante o ano. Despacha-se a água que possuem e coloca-se uma água nova, para renovar, para iniciar o ano novo com uma nova energia, uma nova água. Água ainda não utilizada na religião, uma nova força, um novo axé.

Este ritual de troca da água de todas as quartinha foi realizado no dia 31/12, com o auxílio de alguns filhos do axé que se propuseram a ajudar.

Durante o restante do ano, apenas completa-se a água existente nas quartinhas, ao qual cada filho do axé é o responsável. Encher a sua quartinha é um direito e também uma obrigação, pois o Orixá não nos cobra dinheiro e sim fé, respeito e carinho. Dai a importância de cada um em encher a sua própria quartinha, pois ao fazermos isso nos aproximamos mais do sagrado, nos aproximamos mais de nosso Orixá. Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya agradecem a todos os filhos do axé que estiveram presentes auxiliando neste momento, que seja para trazer axé de renovação e força no novo ano.