Uma obrigação somente para agradecer
Agradecer, é somente isso que Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre fazem ultimamente. Esta obrigação teve por objetivo agradecer a compra do terreno ao lado que amplia desta forma o espaço disponível ao culto religioso. A obrigação teve inicio no dia 18 de abril de 2014, com corte para os Orixás Bará Lodê e Ogum Avagã. A levantação da obrigação ocorreu no dia 22/04 e no dia 24/4 foi realizado o corte para os demais Orixás e a obrigação dos filhos.
Realizaram preceitos aos Orixás, os filhos de Pai Ronie: Alessandra de Iemanjá (Ebi), Ana de Orumilaia (Ebi), Alexandre Dutra de Oxalá Obocum (Bori de Aves), Edgar de Xangô Godô (Bori de Aves) e Cláudia de Iemanjá (Ebi), filha de Pai Alexandre.
O xirê da obrigação ocorreu no dia 26/4 com a presença de alguns amigos e comunidade, que sempre está presente no Ilê Orixá.
Pai Ronie e Pai Alexandre agradecem a todos os Orixás tudo que recebem todos os dias, de suas vidas, e desejam que este axé seja expandido a todos os amigos da Casa nunca faltando saúde, alegria, união e alimento para cada um.
Em especial agradecem aos filhos do axé que auxiliaram nas várias etapas da obrigação, o axé de uma casa é a soma do axé de cada um, todos são responsáveis pelos erros e acertos. Desta forma obrigação não se faz sozinho, sempre dependemos de alguém. Ajudar uns aos outros é preciso, isso é religião.