2014: O ano de xapanã, Obá e Oxalá Bocum

A família Ilê Orixá se reuniiu juntamente com amigos para realizarem no dia 21 de dezembro de 2013 a limpeza de fim de ano para receber os Orixás Obá, Xapanã e Oxalá Bocum, regentes do ano de 2014.

Xapanã é um Orixá forte, conhecido por alguns como o deus da varíola. No entanto Xapanã não pode ser rotulado, como aquele que cria a doença, pois ele também é quem a cura. A maioria das doenças de pele estão ligadas a Xapanã, assim como a sua cura.

É xapanã também o responsável por nos limpar, por isso uma de suas ferramentas é a vassoura, na qual ela passa sobre nós e leva para ele, em um gesto que retira de nós nossas energias ruins, nossas angústias, nossos problemas, nossas doenças e carrega com ele.

Nos cultos de batuque do Rio Grande do Sul Xapanã está relacionado com o buraco, ele é o dono do buraco, por isso relacionado aos espíritos das pessoas que morrem. Está sempre próximo a Iança e Obá. Existe muito mistério em torno do culto a Xapanã, e muita coisa foi perdida com alguns iniciados mais antigos que não repassaram tudo que sabiam.

Xapanã é simbolizado pela cor vermelha com preto, no entanto a cor de sua roupa geralmente é o lilás ou o roxo, para não confundir com as mesmas cores utilizadas na Quimbando, em seus cultos.

Obá é um Orixá guerreiro, responsável por fazer a nossa vida andar é ela quem faz a mudança, quando tudo está estagnado Obá muda o ciclo, muda a posição das coisas, dando uma nova ordem, e um novo começo. Está também ligado a conquistas difíceis, não gosta da vida parada.

Os filhos de Obá geralmente são pessoas guerreiras, de personalidade forte. É representada pela cor rosa claro.

E Oxalá Bocum é o Oxalá moço, o Oxalá que utiliza a espada como forma de guerra, mas diferente de Ogum, este somente entra em guerra para modificar, e tentar diminuir o sofrimento, colocando uma nova ordem. É Oxalá, que nos dará o equilíbrio para enfrentar as diversidades de 2014.

2014 será um ano com muitas epidemias, a manifestação de muitas doenças

contagiosas, e também a descoberta da cura de muitas doenças, será um ano de muitas mudanças, é necessário cautela para que essas mudanças sejam positivas.

O ano de 2014 também será um ano de muita cautela aqueles que estão doentes pois Xapanã também está ligado a morte. Não no quesito de fim da vida, mas sim de fim do sofrimento. Obá juntamente com Xapanã, também é um Orixá que necessita de cautela, seu culto quase desapareceu.

Podemos simplificar tudo dizendo que o ano de 2014, será um ano de muitas mudanças, tudo ganhará um nova ordem, terá uma nova posição, e por isso é necessário que seja realizado tudo de forma correta.

É sugerido iniciar o ano com doces a base de amendoim e abacaxi, sobre a mesa. Pode-se ainda colocar um cesto de pães, para Oxalá nos abençoar. O pãe representa fartura e prosperidade.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 671 artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Graduando em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar