Ilê Orixá realiza limpeza para receber orixás regentes de 2017
Por Pai Ronie de Ogum AdiokoComo faz todos os anos o Ilê Orixá realizou a sua tradicional limpeza de fim de ano no último dia 2 de dezembro, a partir das 10 horas da manhã, reunindo seus filhos do axé e dezenas de amigos que buscam iniciar o novo ano com suas energias renovadas. A limpeza se estendeu durante o dia todo para ter condições de atender a todos.
Sem realizar a limpeza de fim de ano não estamos em condições de começar um novo ciclo, de começar um novo ano, pois ficamos presos as pendências do ano que se encerra e desta forma já se inicia o ano cansado e mais suscetível a problemas de toda ordem. Por ocasião do ritual da limpeza se faz também a marcação de todos com a proteção dos orixás regentes do ano ano, ficando como uma espécie de amuleto de proteção.
Após a limpeza ser passada nos filhos da casa, foi despachada no cruzeiro levando junto todos os problemas deixados por cada um que passou pelo Ilê.
QUEM IRÁ REGER O ANO DE 2017
Pela tradição do Batuque do Rio Grande do Sul o orixá regente de cada ano sempre está relacionado com o dia da semana em que o ano inicia, desta forma não importa o Ilê em que estamos, e também não importa o orixá que nos cuida e o nosso orixá, no entanto isso não é pensado desta forma em todos os cultos afro-brasileirros.
Alguns terreiros entendem que a forma mais adequada para saber o orixá do ano é através de consulta ao jogo de búzios, onde Oxalá de Orumilaia, conhecedor de todos os segredos nos dá condições de efetivamente saber quem é o orixá do ano.
É necessário e importate lembrar que não significa que o orixá será igual para todos, pois cada terreiro possui um ou mais orixás responsáveis por ele, e desta forma as influências dos iniciados estão sob as influências destes orixás, pois mesmo que todos considerem o orixá do ano sendo igual para todos ainda assim não será igual.
No Rio Grande do Sul segue-se o dia da semana que o ano inicia, de acordo com a tabela abaixo:
Segunda-feira – Bará, Ogum Avagã e Ossanha
Terça-feira – Xangô e suas esposas: Oyá, Oxum e Obá
Quarta-feira – Xapanã, Obá e Oxalá Bocun
Quinta-feira – Ogum e Oyá
Sexta-feira – Iemanjá, Bará Agelú, Odé e Otim
Sábado – Oxum
Domingo – Oxalá
No entanto a semana tradicional iorubá possui apenas 4 dias, e nao estão de forma nenhuma os orixás todos distribuídos de acordo com esta a semana tradicional ou com outra, e também não faz sentido nenhum dizer que um ano será mais influenciado por um orixá do que por outro apenas pelo dia que a semana inicia, pela tradição gaúcha, segue abaixo os orixás regentes para os próximos anos:
- 2017 – Domingo : Oxalá
- 2018 – Segunda-feira : Bará
- 2019 – Terça-feira : Xangô
- 2020 – Quarta-feira : Xapanã e Obá
- 2021 – Sexta-feira : Iemanjá
- 2022 – Sábado : Oxum
- 2023 – Domingo : Oxalá
PARA O ILÊ ORIXÁ O ORIXÁ REGENTE SERÁ OGUM
Após a consulta ao búzios Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko foram orientados por Oxalá de Orumilaia que os filhos do axé Ilê Orixá estararão no próximo ano sob a influência de Ogum, desta forma o orixá regente do ano de 2017 será Ogum aqui no Ilê Orixá, que vem junto com Oya e Iemanjá.
Ogum é um orixá de luta, de conquistas de espaços e ligado ao trabalho. Nada é impossível para Ogum que sempre está disposto a ir atrás de seus objetivos e de ajudar a quem merece ser ajudado. É o orixá das batalhas da vida, de novos desafios e também o que nos protege na rua. Oya é o orixá da união, da família, das lutas e Iemanjá é um orixáligado a maternidade, a família e a fertilidade.
Claro o orixá Bará sempre acompanha, e como o ano será regido por Ogum, é Bará Lanã que irá o acompanhar, pois nenhum orixá vem sem Bará, que entrega todos os nossos pedidos a cada um dos orixás, nos dando condições de sermos ouvidos.
Pai Alexandre de Oya e Pai Ronie de Ogum desejam que os filhos do axé Ilê Orixá tenham um ano repleto de novas conquistas, de sucesso, saúde, alegrias e felicidade, e que todos os orixás continuem sempre abençoando a todos, trazendo alegrias.
Share this:
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to print (Opens in new window) Print
- More
Related
Navegação de artigos
Licenciado em Matemática (Uniasselvi), Licenciado em Química (UNIP), especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e Cultura Afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.