Oficina sobre dança dos Orixás

Ocorreu no dia 14 de agosto, oficina sobre a “dança dos orixás”, com a finalidade de orientar os filhos do axé sobre a dinâmica da dança dos Orixás, seus principais passos e características. Esta foi a segunda oficina deste ano, que anteriormente discutiu sobre a saúde nos terreiros.

Esta não foi a primeira vez que foi realizada uma oficina sobre dança, o Ilê Orixá já realizou em 6 de outubro de 2012, uma outra oficina com a mesma temática, ainda no antigo salão, também conduzida por Pai Alexandre de Oya Tofã.

Pai Ronie inicialmente destacou que esta oficina tem por finalidade fazer com que todos os presentes compreendam como funciona a dança dos orixás e saibam entender o que o orixá está transmitindo na dança, destacou que a dança é uma maneira de contar o mito do orixá mostrar a sua história. Com isso entender a sua dança é também entender o orixá, em seguida passou a palavra a Pai Alexandre de Oya que conduziu a oficina.

A oficina foi conduzida levando todos os participantes a dançar e a entender a forma que se dança, e os principais passos de cada orixá, foi uma noite de grande aprendizado e intensa descontração, em um clima de muita harmonia, uma noite mágica como muitos disseram.

Estiveram presentes na oficina: Adriana de Iansa, Ana de Orumilaia, Alice, Alexsander, Alessandra de Iemanjá, Antonio, Anderson Jardim Matos, Beatriz de Iança, Benta de Obá, Maria, Cátia de Oya, Cleber de Ossanha, Carol, Alisson de Oxalá, Andrei de Orumilaia, Divina de Oxum, Dionatan, Gregory de Ogum, Felipe de Ogum, Elizangela de Oya, Filipe de Ogum, Pedro de Odé, Edgar de Xangô Godô, Érica de Oya, Silvana de Xangô, Sabrine de Oxum, Janaína de Oya, Iuri, Terezinha de Oxum, Marcelo de Xangô, Michele de Obá, Thiago,

Pai Alexandre de Oya Tofã e Pai Ronie de Ogum Adioko agradeceram a todos os que participaram do encontro, e deseja que cada um leve consigo o conhecimento aprendido, lembrou que no próximo ano será entregue os certificados de participação nestas oficinas.

Pai Ronie de Ogum Adioko
Sobre Pai Ronie de Ogum Adioko 513 artigos
Pai Ronie é Licenciado em Matemática pela Uniasselvi, especialista em Mídias para educação (UFRGS), especialista em história e cultura afro (Uniasselvi). É babalorixá no Ilê Orixá, escritor, professor e estudioso da religião de matriz africana.

1 Trackback / Pingback

  1. 2015: ano de intensas atividades e conquistas – Ilê Orixá Ogum Adioko e Oya Tofã – Nação Oyo e jeje